segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Doberman


 O Doberman é a única raça que traz o nome de seu criador de origem, Friedrich Louis Dobermann (02/01/1834 - 09/06/1894). 
Supõe-se que ele fora um coletor de impostos, gerente de abatedouro vísceras (aptidão) e em período não integral cão pegador, legalmente habilitado a apanhar todos os cães perdidos. Ele criou com animais do seu plantel, que eram particularmente aguçados. Os assim chamados "cães carniceiros", que ainda eram considerados de raça relativamente pura naquela época, representou o mais importante papel na origem da raça Doberman. Estes cães foram um tipo primitivo do Rottweiler, mesclados com um tipo de pastor que existiu em "Thüringen" preto com marcação castanho. Herr Dobermann criou com esta mestiçagem de cães, no século 18. Deste modo, ele obteve "sua criação": uma raça, não apenas alerta, mas altamente protetora, trabalhadora e em domicílio. Eles eram freqüentemente utilizados como guardiães e cães de polícia. Sua extensa utilização no serviço policial deu-lhe o apelido de "Gendarme dog". Eles foram utilizados em caçadas para controlar grandes animais daninhos. Nessas circunstâncias era mister que o Doberman fosse reconhecido oficialmente como "cão de polícia", no início do século. 
A raça Doberman requer um cão de porte médio, poderoso e musculoso. Apesar de sua substância, ele deve ser elegante e nobre, o que fica evidenciado pelas linhas de seu corpo. Deve ser excepcionalmente adequado como cão de escolta, proteção, como também, cão de família.


O Doberman é um cão de porte médio, forte e musculosamente construído. Através das elegantes linhas de seu corpo, sua estatura arrogante e sua expressão de determinação, ele configura a estampa de um cão ideal.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: o tronco do Doberman se afigura quase quadrada, particularmente nos machos. O comprimento do tronco, medido desde a ponta do ombro até a ponta do ísquio (nádegas), nos machos, não deve ser maior que 5% da sua altura na cernelha e, nas fêmeas, 10%.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: a atitude do Doberman é amigável e calma; muito devotado à família ele ama as crianças. É desejável um temperamento e aspereza médios. É exigido um limiar de excitação médio com um bom relacionamento com seu dono. De fácil aprendizado, o Doberman adora o trabalho, devendo possuir para tal, expressiva habilidade, coragem e dureza. São também exigidos os valores de autoconfiança e intrepidez, como também, adaptabilidade e atenção para se encaixar no ambiente social.








Nenhum comentário: