quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cão de grande porte: Bernese (MountainDog)

A origem do nome “Bernese MontainDog” vem da expressão alemã “Berner Sennenhund”, que significa Cão Pastor dos Alpes Berneses. O primeiro nome da raça foi “Dürrbäch”, em homenagem ao lugar onde esses cães eram vendidos


A raça surgiu graças aos soldados romanos que, quando invadiram a Suíça, trouxeram os cães da raça Mastiff para fazer guarda e pastoreio. O cruzamento do cão dos romanos com cães pastores, que viviam no interior da região de Berna, na Suíça, deu origem a 4 raças montanhesas suíças: Swiss Mountain Dog, Appenzel Mountain Dog, Entiebucher Sennenhund e Bernese Mountain Dog.

Esses animais são sempre alertas, cheios de energia, atenciosos, companheiros, amigos, não têm o hábito de morder e latem raramente. Eles têm boa índole, são leais, afetuosos e muito dóceis com crianças e outros animais mas desconfiam de estranhos sem entretanto ter atitude agressiva. São inteligentes mas necessitam de um treinamento paciente. Os Berneses têm o físico avantajado e não são animais indicados para viverem em apartamentos nem tampouco ficarem isolados no jardim de uma casa pois necessitam de atividade física. Seus donos devem estar preparados para leva-los em curtas caminhadas e reservar parte do seu tempo de folga para interagir como cão e deixa-lo fazer parte da rotina diária da família. São considerados bons cães de alarme, mas, embora seja um cão grande não é indicado para guarda porque dificilmente toma a iniciativa de um ataque. É um cão que necessita cuidados tais como sessões semanais de escovação e utilizarem uma ração de primeira linha pois bem alimentados se evita a ida freqüente ao veterinário. A expectativa de vida desse animal é de 6 a 9 anos.



Tamanho

63 a 70 cm nos machos e 58 a 66 cm nas fêmeas

Corpo

A ossatura é resistente, o pescoço é forte, musculoso e de comprimento médio. O peito é largo, forte e bem saltado. A parte traseira é larga e firme, o quadril é forte e a garupa é larga e arredondada. A cauda é bem peluda e deve ser carregada para baixo quando o cão está em repouso

Tem expressão inteligente, os olhos são marrons escuros e as pálpebras ligeiramente ovais. As orelhas devem ser de tamanho médio, triangulares, arredondadas delicadamente na ponta e, em repouso deve cair perto da cabeça. O alto da cabeça é liso e largo, o nariz é sempre preto, o bucal é forte e em linha reta. O canto da boca está sempre limpo, pois o Bernese é uma raça que não baba, os beiços são ligeiramente caídos e desenvolvidos. Os dentes encaixam-se perfeitamente, em mordedura em forma de tesoura. A dentição é completa.

Estrutura Superior e Posterior

Os ombros são moderadamente descontraídos, bem musculados e nunca frouxos. Os pés são retos e fortes e os cotovelos devem estar bem sob o ombro quando o cão está parado. Os pés inclinam-se ligeiramente, mas nunca são fracos. Os pés são redondos e compactos e os dedos bem encaixados.

As coxas são largas, fortes e musculosas. Os joelhos são dobrados moderadamente e encaixam-se perfeitamente com a “canela” As “canelas” são fortes e devem estar alinhadas a todo conjunto da parte traseira.O quinto dedo deve ser removido. Os pés são retos e compactos e não giram nem para dentro nem para fora.

Pelagem

O pêlo é ligeiramente ondulado, profuso, aderente e macio. Tem um tom naturalmente brilhante. Não devendo ser aparado ou tosado. A cor do Bernese é tricolor. A cor predominante é o preto e as outras duas dores são o branco e o dourado. A simetria das cores é desejada. A cor dourada aparece sobre cada olho, nos mordentes que alcançam o canto da boca, em cada lado do peito, nas 4 patas e sob a cauda. Há uma faixa branca da cabeça até o focinho.

Erros na raça

Olhos azuis; Torção na cauda; Pelagem extremamente curta ou com um visual pesado; Cor predominante da pelagem sem ser o preto; Arcada dentária para frente ou para trás.

Se você quiser saber mais sobre a raça: www.bernese.com.b

Nenhum comentário: